Frase de amigo

"Repaginou o Blog. Repaginou a vida." - Silvio Afonso

quarta-feira, 13 de maio de 2015

13 de Maio - Abolição da Escravatura

Photos by Nadja P.

13 de Maio de 1888

Imagem by Google

Uma data marcante na História do Brasil.
O dia em que os escravos negros foram libertos pela Princesa Isabel, filha do 
Imperador D. Pedro II, ausente no trono, nesta ocasião.
Ela, como muita gente imagina não era apática com relação a essa questão.
Por muito tempo frequentou as reuniões de abolicionistas, chegando a esconder escravos nas suas fazendas.

Imagem by Google

TRÊS SÉCULOS DE MUITA DOR E SOFRIMENTO

Era um sonho dantesco... o tombadilho
Que das luzernas avermelha o brilho.
Em sangue a se banhar.
Tinir de ferros... estalar de açoite...
Legiões de homens negros como a noite,
Horrendos a dançar... 
Negras mulheres, suspendendo às tetas
Magras crianças, cujas bocas pretas
Rega o sangue das mães:
Outras moças, mas nuas e espantadas,
No turbilhão de espectros arrastadas,
Em ânsia e mágoa vãs! 

Navio Negreiro - Castro Alves

Muitos negros foram vendidos pelos próprios da tribo, outros muitos foram capturados pelos mercadores brancos que desembarcavam na África. 
Desde sua captura nas matas africanas até à chegada no Brasil, em navios negreiros, cujas condições eram pra lá de péssimas, era certo que a vida dessa gente de pele negra seria a pior possível.

E ri-se a orquestra irônica, estridente...
E da ronda fantástica a serpente
Faz doudas espirais ...
Se o velho arqueja, se no chão resvala,
Ouvem-se gritos... o chicote estala.
E voam mais e mais... 

Navio Negreiro - Castro Alves

Citei o Holocausto em outro post, mas desconfio que Hitler e sua corja tenham se inspirado nos castigos físicos aos judeus com base naquilo que era realizado aos escravos negros

Presa nos elos de uma só cadeia,
A multidão faminta cambaleia,
E chora e dança ali!
Um de raiva delira, outro enlouquece,
Outro, que martírios embrutece,
Cantando, geme e ri! 
No entanto o capitão manda a manobra,
E após fitando o céu que se desdobra,
Tão puro sobre o mar,
Diz do fumo entre os densos nevoeiros:
"Vibrai rijo o chicote, marinheiros!
Fazei-os mais dançar!..." 
E ri-se a orquestra irônica, estridente. . .
E da ronda fantástica a serpente
          Faz doudas espirais...
Qual um sonho dantesco as sombras voam!...
Gritos, ais, maldições, preces ressoam!
          E ri-se Satanás!... 

Navio Negreiro - Castro Alves 

Após a "libertação" os ex-escravos brasileiros rumaram para o mesmo destino, porém em caminhos diferentes.
 A segregação social, agora, os colocou em cortiços e morros com moradias tão lamentáveis quanto aquelas senzalas fétidas, existentes nas fazendas dos seus antigos senhores.
Sem eira nem beira, mais uma vez, receberam o desprezo na forma de preconceito pela cor da pele, religião, modo de vestir, falar, etc.

"Gente feia", "gente fedida", "gente burra", "gente perigosa", "gente macumbeira", "gente vagabunda", "gente sem vergonha", "gente à toa" entre outros termos que somente uma mente pequena e tacanha poderia criar a outros seres humanos.

BRASIL, MOSTRA A SUA CARA!

Diga abertamente que é um país racista como tantos outros que critica.
  Diga que a hipocrisia impera em nossa sociedade; um fingimento nojento que os tornam ainda mais pequenos diante de Deus. 
Diga também que os negros são chamados de: "macaco" ou "macaca"
Diga que a ascenção social e o nível acadêmico dos negros, por exemplo, são situações que incomodam e causam indignação em muita gente.
Assuma seu racismo, Brasil
Pare de ser hipócrita, afirmando que isso não existe em nossa terra!
Diga que sua piscina está cheia de ratos...

GENTE BONITA, GENTE ALEGRE, GENTE ALTIVA, GENTE HONRADA, GENTE BATALHADORA...






BRASIL & SUPREMACIA RELIGIOSA

Não seja ignorante, pesquise, porque aderir/concordar é outros quinhentos.
Respeite e não critique aquilo que não sabe,
tenha em mente o seguinte: o conhecimento liberta no sentido cultural.
Valorize seu povo, sua cultura, os costumes, 
por mais estranhos que sejam sob o seu ponto de vista ou de sua crença religiosa.
Enxergue a essência do seu irmão, e não apenas aquilo que lhe convém.
A Vida é feita de diversidades.
 E Deus ama a diversidade! 
Viva a Liberdade!




Paz a todos!

10 comentários:

  1. Nadja...que tema o de hoje!
    A escravidão é inaceitável...seja de que género for!
    As imagens e os textos estão geniais!
    Bj amigo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza, Graça!
      Escravidão é algo nojento, venha de aonde vier.
      Obrigada!

      Bjksss

      Excluir
  2. Boa tarde Nadja
    Liberdade,independente de cor,raça,religião.Fora o preconceito.
    Que bom seria se todos dessem as mãos, o mundo certamente seria melhor.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Maria!

      Sim...
      Fora o preconceito!
      Seria muito bom, viu?
      Quem sabe um dia isso aconteça entre nós?

      Bjksss

      Excluir
  3. Linda lembrança e belo post,Nadja! Caprichas bem! valem ser lidos e vistos sempre! bjs, chica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Chica!
      Dependendo do assunto, boto a boca no trombone! Rsrsrs

      Bjksss

      Excluir
  4. Querida amiga neste mundo em que vivemos ainda existem mentalidades retrógradas que pensam que são superiores aos outros ,uma vez escrevi este momento porque senti necessidade ,especialmente porque me afectou :

    "Sinceramente sou uma pessoa influenciada como qualquer outra pessoa ,primeiro como tudo na vida
    pelos meus pais ,pelas pessoas que me rodeiam e pelo mundo ,mas no meu consciente
    sempre existiu a palavra livre arbítrio ,que me deu para escolher as minhas próprias escolhas ,
    umas certas outras erradas ,como tudo o tempo foi soberano todas elas tiveram e continuam a ter reflexo na minha vida.
    Mas como todos na vida temos a nossa própria história, e eu não fujo a minha ,nasci numa familia pobre e humilde ,mas honesta e trabalhadora e com muito amor que nunca me faltou ,cresci sem riqueza é verdade ,fiquei um dia sem nada ,recomecei tudo de novo ,não me importei porque estou cá ,estou vivo ,recomecei aprendi a dar valor a tudo e a todos , fizeram-me crescer e fortalecer e a ser quem sou ,e acima de tudo orgulho nas minhas origens ,são estas as minhas raizes pois me deram a humildade e a grandeza de ver nos pequenos detalhes da vida a felicidade ,mas a vida também me ensinou que as pessoas olham a status o que a mim nada me dizem ,porque a elegância do ser humano esta muito alem do dinheiro ,da cor do poder materialista ,pois ser educado é ter respeito pelos outros ,e como ser humanos ditos racionais dotados da razão devia-mos ter a sabedoria de discernir ,e de olharmos para dentro de nos mesmos com a lucidez devida antes de termos atitudes que nos façam escravos para o resto da vida .
    Não sou nem nunca serei o detentor da verdade,mas a verdade e que todos precisamos uns dos outros , a humildade e a simplicidade também fazem parte da nossa vida ,mas também como ninguem é perfeito e nada nesta vida acontece por acaso ,a indiferença existe naquele que não quer ver , deixo as virtudes para os sábios ,pois para mim fico simplesmente com o orgulho da minha historia "

    Isto porque tenho na minha própria familia que pensam que são mais que os outros ,sou branco com orgulho ,tenho na familia negros que muito me orgulho ,pois a cor ou simplesmente o status não me dizem nada ,todos nascemos iguais ,e morreremos iguais , pois quem se pensa superior com certeza vive numa ignorância constante .
    Muitos beijinhos e peço desculpa pela delonga.

    ResponderExcluir
  5. Emanuel,

    Você disse tudo!
    "...todos nascemos iguais ,e morreremos iguais , pois quem se pensa superior com certeza vive numa ignorância
    constante "

    Sabe o que penso?
    Que 01 vez por mês TODOS nós deveríamos participar de uma exumação.
    Observar a olho nu como ficamos depois que morremos, seria um lembrete para adormecer a soberba, que tanto habita no meio de nós.
    Enquanto o Homem não tiver consciência de que nada é, sempre terá a mania de pensar que é muita coisa.
    Pode falar à vontade, viu? Pelo tamanho dos meus posts já deu para notar que Amo falar bastante! Rsrsrs
    Obrigado por compartilhar seus sentimentos!

    Bjksss

    ResponderExcluir
  6. Eis aí outra pagina infeliz de nossa historia.
    Uma liberdade não programada, não pensada na continuação das vidas, arrancadas de sua pátria.
    Uma libertação que virou prisão, prisão aos próprios medos e desprezos de uma sociedade.
    Um país que não aprendeu a reconhecer sua historia.
    Abraços.


    ResponderExcluir
  7. Nem me fale, amigo!
    Um horror, não é?
    Você disse tudo... Nosso país não aprendem a reconhecer sua história e seus erros.

    Abraços

    ResponderExcluir

"Abra teu coração ou eu arrombo a janela"

"Abra teu coração ou eu arrombo a janela"
Chico Buarque