Frase de amigo

"Repaginou o Blog. Repaginou a vida." - Silvio Afonso

quinta-feira, 31 de julho de 2014

Passeando em Amparo/SP - parte 05

Photos by Nadja P.

Eu disse que faria três posts a respeito do passeio que, Maridão e eu realizamos na cidade de Amparo/SP, mas errei nos números.
Impossível mostrar parte do que cliquei por lá em   apenas três posts, porque também vivenciei momentos legais com pessoas, animais e a natureza.
  Momentos que merecem ser destacados, porque é assim que vejo a vida.
Uma enorme colcha de retalhos com muitos detalhes diversificados.

ELA MEXEU COMIGO...

 Quando passei ao lado dessa antiga residência que carece de boa conservação, mas é linda sob o meu ponto de vista, fiquei encantada!
   Na parte frontal há três janelões, cujos vidros são projetados para fora, como era costume na época.
Em uma das janelas foi possível observar uma
delicada cortina branca.







A fachada adornada com arabescos ganhou um toque  elegante, sem contar o design do portão de ferro que também é estiloso. 



Gostei das cores quentes e desgastadas pela ação do tempo.
Mostarda e cereja são combinações que aprecio!


O corredor repleto de plantas mostra que a 
proprietária é como eu, uma amante das verdinhas!
O desgaste provocado pela ação do tempo no portão de ferro, chamou a minha atenção, pois gosto desse efeito e utilizo bastante nas minhas "repaginações cacarequísticas".


Muito delicada a cobertura da porta principal que carece de telhas, mas é possível ver a delicadeza das ferragens e do gradil em tom cereja.  
Sim, eu apostaria nessa antiga residência, 
com certeza!
Restaurar residências antigas requer pessoas especializadas e money, muito money para colocar tudo em ordem sem afetar a originalidade do imóvel. 
     Porque uma vez afetada, perde o seu valor histórico, tornando-se comum.


CONTRASTE DO ANTIGO E MODERNO


Mesmo com todos seus anos de vida, a velha residência não perdeu o seu encanto!
Desde então muita coisa mudou: a arquitetura, as pessoas, o modo de vida, os costumes, mas uma coisa é certa...
   A velha senhora permanece de pé apesar dos seus 119 (cento e dezenove anos)!
E não se inclina mesmo ao lado de um vertical. 
Parabéns, minha linda!
Amanhã, sexta-feira, não terei tempo para entrar aqui, então desde já desejo:

Lindo finde a todos!


O tempo sob a minha visão é uma mera questão de números.
 Por isso nada oprime os meus sentimentos.

Nadja

12 comentários:

  1. Que lindo e como é bom passear vendo tudo que sabes tão bem nos mostrar!! Adorei a casa, a janela, a cortina...bjs praianos,chica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Chica!

      Vi tanta coisa linda que perdi até a conta, viu?
      Casas e prédios centenários em ótimo estado, janelas e portas estilosas, ruas tranquilas...
      E aí? Já chegou de férias?
      Tô com saudade!

      Lindo finde!

      Bjksss

      Excluir
  2. Boa tarde,
    É agradável passear e ao mesmo tempo apreciar casa antigas com lindas arquitectura, infelizmente esta vão sendo absorvida para nova linhas direitas de arquitectura, os interesses financeiros ultrapassam a historia.
    Dia feliz
    AG
    http://momentosagomes-ag.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite!

      Sim, gosto muito deste tipo de passeio que mescla História, Arquitetura e a Natureza!
      Infelizmente não há compromisso com a História,..
      Falo do meu país, o Brasil, que não tem memória cultural.

      Lindo finde!

      Abraços

      Excluir
  3. Olá Nadja, sempre que vejo esses casarões antigos, passa um filme na minha cabeça de como ele seria nos áureos tempos. Começo a imaginá-lo por dentro, e como eu gostaria de morar num desses reformado. Talvez um dia quem sabe?
    Mesmo velhinho e sem manutenção, ele continua ali de pé, lindo. Quem um dia foi rei ou rainha, nunca perde a majestade!
    Bj
    Adorei o termo "cóti e picóti" pois ali é realmente isso: cortar,picotar,cortar,picotar de novo...ai,ai...
    Beijão e bom fim de semana já que amanhã vc estará desaparecida da blogosfera!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Val!

      Eu também fico pensando, acredita?
      Amo tudo isso!
      E fico feliz por ter esse tipo de sentimento com relação ao passado.
      Algo que muita gente não cultiva e por isso mesmo não entende o que sentimos.
      Eu também amaria residir em um casarão reformado igual esse aí!
      Eu já morei em um casarão enorme! Já lhe disse isso, não é?
      Pena que naquela época não se fotografava como agora...
      Cóti picóti...Rsrsrs
      Saudade disso também! Rsrsrs

      Lindo finde!

      Bjksss

      Excluir
  4. Oi Nadja, interessante esses prédios antigos, chama mesmo a atenção de todos. Para vc um dia gostoso, cheio de paz e alegria, cheia do próprio Deus. Amo vc no amor de Cristo Jesus. Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nal!

      Sim, eu também achei interessante esses casarões apesar do estado de alguns.
      Havia um comprometimento com as linhas arquitetônicas, com as ferragens, enfim, eram outros tempos.
      Obrigada!
      Desejo o mesmo a você!
      Um domingo tudo de bom, como diz a Chica!
      Agradeço o seu amor em Cristo e o aceito de coração!

      Bjksss

      Excluir
  5. Oi Nadja, também adoro imóveis antigos. Sempre tive vontade de montar o meu atelier-loja em uma casa assim, quem sabe um dia. Mas ficaria lindo, não é?
    Bom fim de semana, amiga.
    Bjos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mari!

      Fico feliz em saber disso!
      Já pensou que lindo ficaria seu atelier?
      Ah, eu tenho certeza que conseguirá, quer apostar?
      Já até imagino como seria já que você tem um bom gosto incrível!
      Aposte nisso!

      Lindo finde!

      Bjksss

      Excluir
  6. Nadja também adoro ver e fotografar imóveis antigos.
    Belissimas fotografias.
    Beijinhos
    Maria

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Maria!

      Fico feliz em saber disso!
      Obrigada!
      Linda semana!

      Bjksss

      Excluir

"Abra teu coração ou eu arrombo a janela"

"Abra teu coração ou eu arrombo a janela"
Chico Buarque