Frase de amigo

"Repaginou o Blog. Repaginou a vida." - Silvio Afonso

quarta-feira, 6 de novembro de 2013

Parte final do Passeio Fotográfico na antiga Fazenda Mato Dentro - Campinas/SP

Photos by Nadja P.






 



É isso mesmo, JABUTICABA, a pretinha mais cobiçada do Brasil! 
Vocês querem encontrar as coisas?
Sigam as crianças espertas...
Especialmente meninos que andam descalços pelo mato! 
Foi o que fiz. 
Segui uns moleques que estavam saracoteando entorno do Casarão e cheguei debaixo dos pés 
de várias Jabuticabeiras.
Uma área da qual ainda não conhecia...


Os moleques subiram facilmente nos pés e foi então que pedi um pouco de jabuticaba a eles.
O solo estava forrado das pretinhas, mas a maioria estava esmagada...


Generosos, eles me deram um bocado de jabuticabas!


Comi muitas ali mesmo, sem lavar, viu?
Sensação boa!
Muita frescura acaba perdendo a graça...
Antigamente todo mundo sentava debaixo das jabuticabeiras e enchia o bucho.
Ninguém morria.



Não esqueci do Maridão... 
 Enchi a minha "borsinha" das pretinhas e levei pra ele, que ADORA jabuticaba!
 Nos encontramos minutos depois, ele tinha ido nos confins do parque, suava em bicas.
Assim que mostrei as pretinhas, seus "zoinhos" viraram feito catavento! 
















Agradeço a atenção de quem acompanhou os quatro posts sobre esse simples passeio que Maridão e eu fizemos, mais uma vez, nesta 
antiga fazenda.
Como disse a vocês no primeiro post, 
cada dia é um flash!
Se numa próxima vez voltarmos lá, tenham certeza que tudo será diferente, porque os acontecimentos e a beleza dos dias não se repetem.


Viva a Primavera!

14 comentários:

  1. Adorei acompanhar o passeio a cada foto de suspirar! Lindo tudo por lá e realmente a cada visita, um novo olhar se abre! beijos,chica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gostei de sua companhia também, Chica!
      Foi tudo muito gostoso!Sim, cada visita é um olhar que se abre!

      Lindo dia!

      Bjksss

      Excluir
  2. Nadja eu simplesmente amei...e quem disse q ao retornamos à um lugar encontraremos tudo como antes,pequenos detalhes fazem uma diferença e tanto. Fui presenteada com este seu passeio, vou ficar no aguardo do próximo e agradecendo as belas fotos e o texto q nos faz sentir guiada por alguém q conhece mto bem cada cantinho mostrado...VALEU ! Abços Afetuosos Maria Morais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bia,

      Cada dia é um dia, não é verdade?
      Embora o cenário seja o mesmo com um casarão e mobiliário pra lá de centenário.
      Porém, são os pequenos detalhes como bem disse é que fazem a diferença!
      Eu é que agradeço a sua companhia e espero retornar com mais passeios!

      Lindo dia!

      Bjkss

      Excluir
  3. Oi, Nadja pena que acabou, mas deslumbrante. As jabuticabas q delicia! deu água na boca. rsrs. linda garça, belo flagra do voo. Está fazenda é habitada ou é um museu? Valeu Nadja muito parabéns gostei de conhecer esse lindo lugar através dos seus olhos. bjssss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nal!

      Mas prometo trazer outros passeios, amiga! :-)
      Jabuticabas, garças, flores, tanta coisa bonita, não é?
      Nal, essa residência teve vários proprietários...
      Viscondessa de Campinas, Maria Luíza de Sousa Aranha habitou ali desde 1820, por décadas, depois de sua morte o casarão passou para suas duas filhas.
      Mais tarde, a fazenda foi dividida entre as duas herdeiras e, posteriormente, vendida a outros até que passou a ser do Governo do Estado, sendo tombada em 1987.
      Não, não reside ninguém no casarão.
      Virou um museu, aliás, a antiga residência precisa ser reformada urgentemente!
      Por fora parece perfeita, mas tem muito o fazer no quesito: preservação do prédio.
      Prometo trazer mais passeios!

      Lindo dia!

      Bjksss

      Excluir
  4. Nadja... Fechou com muitas outras novidades! Valeu esse passeio com vocês!...
    Gostei quando falou de Júlio Verne, como curti tanto os seus livros... Puras Aventuras!!!

    Um beijo (Dê um pulinho no Ciranda de Frases e participe por lá...)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anete,

      Agradeço a sua companhia neste passeio, mesmo que seja virtual!Júlio Verne ...
      Seus livros são atemporais pelo fato dele ter sido um grande visionário, não é?
      Aventura mesmo foi com os moleques atrás das jabuticabas...Rsrsrs
      Já fui e amei! E também já escolhi a minha paisagem favorita, obrigada!

      Bjksss

      Excluir
  5. Adoooooro jabuticabas! Hj ouvi que abaixa colesterol e é bom para a saúde! Tenho um pé num vaso, não deu frutos esse ano! também, negligenciei, não dei vitamina! Belas fotos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também, Márcia! AMO!
      Ah, que pena!
      Quem sabe no no que vem?

      Bjksss

      Excluir
  6. Lindo casarão da fazenda ato dentro, a natureza ,os bichinhos .Os meninos e a jabuticaba muito lindo!Sabe eu nunca comi jabuticaba , nem conhecia.Lindo o teu post.Bjs
    O texto dos meninos se encaixou bem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Arlete,

      Tá brincando?
      Então aproveite a época e prove!
      Porque é uma frutinha deliciosa, sem contar a sensação que nos remete à infância!
      Sim, por isso pedi emprestado, obrigada!
      Valeu!

      Bjksss

      Excluir
  7. Olha Nadja, até o pardal deste lugar é mais chic do que os que moram por aqui, todo lindo no chão, os daqui onde eu moro são mais vira latas do que estes, eu acho que são fabricados na china, porque não são bonitinhos assim não, muito lindos os seus posts, esse lugar realmente merece ser visitado sempre, eu nunca ficaria cansada de visitar este lugar...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que nada, Rosaria! :-D
      Todo pardal tem a sua própria elegância.
      As aves, os pássaros e os animais de modo geral, todos são bonitos, estejam aonde estiver.
      Repare no mundo animal...
      Note quando estão em grupos e depois me diga quem é mais feio: animais ou humanos.
      Obrigada!
      Eu apenas capto o que vejo por aí...
      E garanto que mesmo nos lugares mais estranhos, consigo enxergar a beleza.
      Eu também amo esse lugar, Rosaria!
      Quando vou lá não quero ir embora...

      Bjksss

      Excluir

"Abra teu coração ou eu arrombo a janela"

"Abra teu coração ou eu arrombo a janela"
Chico Buarque