Frase de amigo

"Repaginou o Blog. Repaginou a vida." - Silvio Afonso

domingo, 1 de setembro de 2013

Passeio fotográfico e gratas surpresas! - Parte 01


Photos by Nadja P.

Assunto: Passeio fotográfico, reencontro inesperado, belezas naturais e o charme da Arquitetura Antiga e Moderna

Sexta-feira, céu azul, azul...
Lá fomos nós, Maridão e eu em mais um passeio fotográfico pela cidade de Campinas/SP.
Porém, antes, fui até o "Chico", o gatinho de rua que alimento todos os dias.
"Chico" é muito arisco, não aceita ser adotado, é solitário por opção.
E pelo jeito gosta dessa solidão...












É aquilo, quem é rei nunca perde a majestade em lugar nenhum... 
"Chico" embora viva nessa casa abandonada, mantém a classe que lhe é nata...
  
   Maridão clicou o momento, abaixo, sem que eu percebesse...



Photo by Enio P.

  
   Alimentei o lindo bichano e rumamos até à área central, precisamente na Avenida Campos Sales onde o primeiro prédio que captei foi...



Ex-Hotel Vitória



Palácio da Justiça









Photo by Enio P.

Novamente o Maridão clicou-me, acima, sem que  percebesse... :-D












O Antigo e o Moderno sem perder a graça!
E o Amor sempre presente em amba épocas...







Casarão revitalizado após incêndio...





  Passando por trás do maestro campineiro, 
Carlos Gomes, belo e talentoso homem pelo qual Chiquinha Gonzaga deve ter tido um affair... (Momento Conta Mais!)
Tonico, seu pai, era regente de uma Banda de Campinas.
Fabiana, sua mãe, uma bonita mulata, morreu assassinada a facadas.
Ninguém soube quem a matou.
Orfão de mãe, ainda criança, Carlos Gomes fora criado pelo irmãos mais velhos.
Talentoso, foi estudar Música na Itália, bolsa custeada pelo imperador D. Pedro II, seu mecenas.





Prédio do Jockey Clube Campineiro




A moradora do prédio deve gostar de plantas assim como eu...


PARECE MENTIRA, MAS NÃO É!!!




Passava do meio-dia e a minha barriga fazia "ronnnn"...
Maridão já tinha dito que precisava comprar dobradiças, então indiquei uma lojinha a ele.
Durante o trajeto, íamos fotografando, embora o nosso principal foco era a Praça Carlos Gomes.
Tá, comprada as dobradiças, rumamos à Praça Carlos Gomes, mas a minha barriga continuava  fazendo "ronnn".
Foi então que, casualmente, passamos diante de um pequeno e simpático restaurante, cuja decoração e capricho chamaram a minha atenção.
Entramos e já comecei a fotografar as bonequinhas que decoravam as mesas...



















    Fui até à proprietária, pessoa educadíssima e muito simpática. 
  Escolhemos os nossos pratos: Cação ao molho, angu, couve refogada, arroz, feijão/suco de laranja.
  Sentamos e não demorou muito para ela trazer a comida.
  Diante de sua educação não contive a minha xeretice :

  - Você é parente dos Baltazar? (família tradicional de negros em Campinas).

  - Não, meu sobrenome é Francisco...

  Nisso, Maridão olhou e perguntou a ela:

  - Aonde você mora (região)?

  Ela respondeu... 

  Resumo da ópera: Ela é prima de primeiro grau do meu marido!!!
 Por mais 30 anos, ela vivera no exterior e perdeu contato com a família do meu marido, e se eu não fosse xereta, certamente, ninguém reconheceria ninguém.
  Putz, só alegria,viu?
  E aí rolou muito papo, muitas risadas e a promessa de visitas, para não perdermos mais contato, afinal, NADA É POR ACASO!






Maridão e a prima






 Barriga cheia, rumamos à Prefeitura de Campinas, cujo nome é Palácio dos Jequitibás - a fim de visitarmos o enorme Jequitibá, posicionado bem em frente ao prédio.
Até no programa Um Pé de quê? - Regina Casé apresentou o nosso Jequitibá! 

Mas, sem antes pedir ao simpático casal, abaixo, Nazareth e Iraneu, se poderia fotografá-los.
  Vi ambos de mãos dadas, caminhando na calçada, e então não contive a minha alegria ao presenciar uma cena tão bonita!
  Amoroso, o homem trouxe a sua companheira para mais perto, abraçando-a, sem eu precisar pedir nenhuma pose no momento do clic...



Sem saber, fui fotografada pelo Maridão outra vez...KKK




Voltando ao grandioso Jequitibá...








Lindo, imponente e majestoso...

Praça Carlos Gomes

É a praça mais tradicional de Campinas/SP, localizada no coração da cidade entre prédios e lugares históricos de grande importância.
 Como o Clube Semanal de Cultura Artística
o Edifício Itatiaia, projetado por Oscar Niemeyer, 
a antiga Escola Normal, hoje, Escola Carlos Gomes, o Palácio dos Jequitibás (Prefeitura de Campinas), o Monumento ao Bicentenário da Cidade bem como a Biblioteca Municipal e a antiga Santa Casa de Misericórdia.
Rodeada por belas palmeiras imperiais, a praça ainda detém uma beleza majestosa embora tenha sofrido ação de vandalismo...






Monumento ao ilustre Rui Barbosa









O lindo Coreto e o tradicional  Edifício Itatiaia, à direita, único projeto de Niemeyer, em Campinas










Enquanto captava as imagens na citada praça, ouvi alguém dizer o seguinte ao sorveteiro: 

- Será que ela vai me fotografar? 

Virei e disse:

- Amiga, sem problemas. Vamos arrasar linda!  

Sugeri duas poses, já que ela carregava um livro nas mãos... A terceira e última pose ficou por conta da moça... 
No final, perguntei o seu nome.
"Mirella" - com dois l.
Despedimos e desejei-lhe uma ótima tarde!
Maridão sempre fica surpreso como lido bem com o "universo rosa".
Encaro TODOS como filhos de Deus! :-)
Simples..



Manifesto Político pela Paz - é o nome livro.



E o céu continuava azul, azul...









Gostei da janela antiga e do nome pichado...
Nome do meu filho.
Só não gostei do ato da pichação, é claro!
Se o passeio acabou? Que nada!
Continua no próximo post!

Òtima semana!

Vive la Vie!

8 comentários:

  1. Que maravilha de passeio e fotos. Adorei o CHICO e sua pose e o encontro que tua curiosidade promoveu. Lindo e agora tratem de não perder os elos. Adorei! beijos,lindo setembro,chica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Foi mesmo, Chica!
      Chico é lindo, é um dos meus cutes, pois tenho vários.
      Quanto a pose, fui pega de surpresa! KKK
      Sim, agora a prima residindo na mesma cidade será mais fácil manter contato, pois ela é uma pessoa muito bacana, sabe?

      Lindo setembro pra você também, obrigada!

      Bjksss

      Excluir
  2. Lindo passeio até com direito a reencontro de prima. hém! Não é todo dia que se encontra um parente distante assim. Isso se deu mesmo com certeza pela sua curiosidade. Valeu não foi?
    Gostei do passeio das imagem e paisagem a começar pelo gato Chico. bjsss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Foi mesmo, Nal!
      Com direito a reencontro e tudo, viu?
      Sim, se eu simplesmente ficasse quieta e não notasse a educação da pessoa, pois foi isso que atraiu a minha curiosidade, ninguém descobriria nada.
      Puxa, e como foi, amiga!
      Ganhamos o dia naquele momento, o que aconteceu depois veio como brinde!
      E eu gostei de sua visita!

      Ótima semana!

      Bjksss

      Excluir
  3. Oi Nadja !Tudo bem?como sempre post bacana,Fotos lindas .A tua cidade é mesmo muito linda.Adorei o coreto E o restaurante, e não é que a dona era parente .Que maravilha, um reencontro assim ,sem menos esperar.Tenha um ótima a semana.Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Arlete!

      Tudo bem e você?
      Obrigada!
      Sim, Campinas ainda continua bonita apesar dos pesares.
      Você viu que história, amiga? Parece mentira, mas não é.
      Desejo o mesmo a você!

      Ótima semana!

      Bjksss

      Excluir
  4. OI Nadja!Tudo bem?O post como sempre está ótimo! as fotos maravilhosas Campinas é mesmo muito linda !Adorei o coreto e o Restaurante. a comida me pareceu apetitosa, e não é que a dona é parente, o mundo é pequeno.Que maravilha um reencontro assim.
    Tenha uma semana iluminada.Beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Arlete!

      Acabei de postar seus dois comentários!
      Liberei ambos somente agora, juntamente com os demais, tá bom?
      Seriam esses?

      Bjksss

      Excluir

"Abra teu coração ou eu arrombo a janela"

"Abra teu coração ou eu arrombo a janela"
Chico Buarque