Frase de amigo

"Repaginou o Blog. Repaginou a vida." - Silvio Afonso

sábado, 20 de outubro de 2012

Tolerância sim, perdão não


Tolerância ou Perdão?

O Brasil inteiro parou por causa do final da novela Avenida Brasil, inclusive eu.
 Mais do que saber quem matou Max, foi assistir a cena do famoso abraço entre os personagens Nina e Carminha, no final da trama.
Falam de perdão, mas será mesmo que esse foi o sentimento que envolveu as duas arquiinimigas?
Para mim, foi algo chamado: TOLERÂNCIA.

 Tolerância, do latim tolerare (sustentar, suportar), é um termo que define o grau de aceitação diante de um elemento contrário a uma regra moral, física ou cultural.


 Na verdade, elas nuncas serão amigas, apenas o destino colocou-as lado a lado e vão ter que conviver com isso de maneira pacífica. E, falando francamente, Carminha NUNCA será amiga de ninguém. 

Lembrando que ambas personagens foram consideradas pelos psiquiatras de plantão, como sendo psicopatas moderadas, e até aonde sei esse tipo não nutre emoções, muito menos arrependimento.
Mas para deixar um bom exemplo no final da trama, tudo pode ser "inventado".

Nadja P.



"Tolerância é uma necessidade em todos os tempos e para todas as raças. Mas tolerância não significa aceitar o que se tolera."  

                                                                Gandhi


                           

10 comentários:

  1. Concordo! Tolerância é o sentimento adequado para duas pessoas que se digladiaram pelos longos dias em que essa novela perdurou. Não costumo assistir novelas. Geralmente vejo o primeiro e o último capítulo, e as vezes um capítulo ou outro, pra me manter informada e atualizada, pois muitos só sabem falar em novelas e assim eu terei assunto com eles.
    O país quase parou para um final óbvio e sem muitas emoções. Tem cenas incompletas. Por exemplo, onde foi parar o pai da Carminha?Ela deu um tiro no joelho dele, e eu não vi o que aconteceu a ele depois. A filhinha estava naquele jantar festivo? Bem, eu não sei, pois resolvi partir para outro canal .
    Haja tolerância para assistir um final tão cogitado e tão sem graça.
    (desculpa tanta sinceridade!)
    beijos e um bom domingo
    Zizi

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Zizi,

      A percepção da novela foi mais aguçada para quem acompanhou-a diariamente com outros olhos. Olhos que não sejam apenas de interesse informativo para ter assunto com outros.
      Partindo desse princípio, creio que é possível deliciar-se de peito aberto com as atuações magistrais de Juca de Oliveira, José de Abreu, Vera Holtz e a própria Adriana Esteves entre outros.
      Você viu somente as nuances, o que foi uma pena!
      Mas esse final óbvio já era esperado por muitos, pois o autor João Emanuel Carneiro tem o hábito de finalizar suas novelas com um gostinho de "faltou alguma coisa no ar".
      De resto gostei, pois é uma tema que me atraí.

      Fique à vontade para comentar, amiga! Filosofar é algo que adoro de montão! :)

      Bjksss e ótimo finde!

      Excluir
  2. Oi querida,
    Concordo com a Zizi. A Ágata sumiu da novela, o filho da pirigueti não apareceu. Para falar a verdade quase não assisti esta novela, achei de um mau gosto terrível. Um homem com três mulheres e todo o Brasil achando engraçado. Uma mulher com dois maridos... Não sou puritana, longe disto, mas acharem este tipo de coisa bom...

    bjs querida e excelente finde pra você também.

    Mana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Maria José!

      Infelizmente a maioria dos programas apresentados na televisão brasileira é um lixo.
      Novelas, desenhos animados, programas de variedade, telejornais, etc, pois refletem exatamente o retrato da sociedade humana da qual vivemos.
      Numa dessa ficamos com duas opções: filtramos o que encaramos como algo bom ou desistimos de nosso aparelho de televisão.
      Eu fico com a primeira...

      Òtimo finde pra você tb!

      Excluir
  3. Migs, assista Repórter Eco.

    O que vai aparecer de discurso de frases feitas falando horrores de Avenida Brasil...

    Ficou uma lance meio de militância política, chato e cansativo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Vanessa!

      Na verdade assisto e leio de tudo um pouco, sou eclética.
      Costumo filtrar o que presta, segundo a minha concepção. Por isso é que adoro Jorge Amado pelo fato de expor a sociedade nua e crua. Seguir na íntegra o comportamento humano já é um outro assunto.

      Bjksss

      Excluir
  4. Respostas
    1. Credo!!!

      Nem o intelectual Cecílio Elias Neto conseguiu ler Ulisses até o fim, porque não entendia absolutamente nada...

      Bjksss

      Excluir
  5. Nadja, vou te contar uma coisa! em 2003 meus pais fizeram bodas de ouro. Um ano antes, conversei com minhas duas irmãs e meu irmão para fazermos uma festa para eles. Em 1 ano, em 4, dá para juntar algum dinheiro. Qdo chegou perto do mês, minha irmã do meio fez orçamentos e mandou para nós. Eu falei que ela que poderia providenciar as coisas que depois nós acertaríamos. Ela me disse que minha irmã mais nova não a ajudou de jeito nenhum. Foi feito um churrasco na Associação em que meu cunhado é sócio. Ficamos de nos encontrar no dia seguinte para fazer o acerto de contas e minha irmã mais nova não compareceu. Meu pai acabou pagando a parte dela o que me irritou por demais. Voltei para minha casa e escrevi um e-mail para ela, dizendo que ela sabia da festa e não entendi porque não ajudou com nada! pois ela ficou com raiva e passou 9 anos sem falar comigo! eu cansei de ir na casa da minha mãe e ela não aparecia nos aniversários para não me encontrar! depois que meu pai adoeceu, voltamos a nos falar, ela me pediu perdão, lembrou de quando era pequena eu cuidava dela! e qdo eu resolvi que minha mãe não iria ficar com cuidadora, ela parou de falar comigo novamente! Aí também tem muita hipocrisia e falsidade!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Márcia,

      Há uma fábula que conta o seguinte:

      "Era uma vez um Escorpião que queria atravessar para a outra margem do rio, então pediu ao Sapo que o levasse até lá.

      O Sapo muito desconfiado, ainda disse:
      Se eu te levar até lá corro o risco de ser picado por ti Escorpião.

      O Escorpião com muita lábia, disse ao Sapo: Não temas "amigo" Sapo. Se eu te picar nós dois morreremos afogados, por isso podes confiar em mim...

      O Sapo pensou... pensou... e viu que até tinha uma certa lógica. Então resolveu ajuda-lo.
      Porém, no meio da travessia, o Escorpião picou o Sapo que agonizante e sem acreditar virou-se e disse:

      Então Escorpião, tu prometes-te que não me irias picar! Agora ambos vamos morrer afogados!

      O Escorpião, com os olhos incandescentes, ainda teve tempo de dizer:

      Desculpa Sapo... Mas esta é a minha Natureza."

      Moral da estória: Gente ruim não tem conserto.
      E quanto a isso, eu não tenho o menor problema em ter dor de consciência por nunca mais manter contato com esse tipo de pessoa, porque a gente oferece as duas mãos e o que acontece?

      Saímos sempre manetas.

      Excluir

"Abra teu coração ou eu arrombo a janela"

"Abra teu coração ou eu arrombo a janela"
Chico Buarque