Frase de amigo

"Repaginou o Blog. Repaginou a vida." - Silvio Afonso

segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Dia do Professor/15 de Outubro




Assunto: Dia do Professor


A pouco soube pela televisão que hoje é o Dia do Professor!  
São tantas datas comemorativas em nosso calendário que a gente esquece metade, não é verdade?

Mas uma coisa que jamais vou esquecer é da minha primeira escola, antigamente, conhecida como Grupo Escolar "Francisco Glicério", o primeiro grupo escolar criado em 1897, na cidade de Campinas/SP.

Projetado pelo mestre Ramos de Azevedo, o prédio ainda guarda lembranças de um passado onde os mínimos detalhes eram levados a sério, como as duas belas escadas de madeira torneada.
Quanto às antigas professoras, sim, só tive professora nesta escola, as recordações estão vívidas até hoje!


 


Formatura do Pré Primário


Lá vai a lista:



Antigo Primário

            Dona Nair de Oliveira - Pré Primário
         Dona Eny Tóffano - Primeira série
    Dona Lourdes - Segunda série
    Dona Estela - Terceira série
Dona Geni - Quarta série

No antigo ginásio, eu admirava todas professoras, pois naquela época o time de mestres que lecionava neste estabelecimento de ensino era de primeira!
Escola pública, no meu tempo, era outra coisa...

Antigo Ginásio

Dona Maria Cecília Coppo Ribeiro - Professora de Música e Educação Artística, senhora de uma voz belíssima! 

Havia uma Professora de História da qual não me lembro o nome, mas era excelente também! Adorava participar de sua aula!

Dona Henriette - Professora de Ciências, senhora francesa com forte sotaque que era um charme só! Depois de alguns meses lecionando com a gente, foram notar que ela estava "caduquinha", coitada! 
 Suas aulas eram divertidas e inusitadas! Do nada nos levava ao pátio para colher flores e caçar borboletas.

Dona Maria Luíza Telles Sampaio - Professora de Estudos Sociais, esposa do juiz aposentado Roberto Telles Sampaio. Mulher divertida, sempre de alto astral, tinha uma postura elegante e lecionava muito bem!

Dona Braga ou (Praga) - Professora de Português da qual ninguém suportava por conta do seu péssimo humor e de sua profunda rigidez durante a aula. 
Era tão detalhista que, se ela visse que a margem feita no caderno do aluno não tinha 2cm, rasgava a folha do caderno e jogava no chão. 
Tudo tinha que ser escrito com tinta azul e vermelha, acompanhado da bendita margem de 2cm e um monte de outros detalhes que somente uma mente super perfeccionista conseguia criar. 
Diariamente Dona Braga dava visto em todos cadernos dos 38, 39 alunos de cada sala que lecionava. Havia a famosa "chamada oral" também!
Mas foi com essa "diaba veia" que aprendi muita coisa embora odiasse essa matéria! 

Colégio Batista de Campinas - Colégio Técnico de Secretariado

Tínhamos um Professor de Direito do qual também não me lembro do seu nome, mas JAMAIS esquecerei da frase que sempre usava durante a prova:

"Quem cola é um verme da sociedade!" :D 




Feliz Dia do Professor e muita Paz aos Mestres que levam a missão de alfabetizar e ensinar o ser humano com Amor e Seriedade!

Pois, hoje requer muita coragem para lidar com alunos mal educados e violentos.
Não há dinheiro que pague tanta humilhação por parte desse tipo de aluno!  
Acredito que nem o descaso das autoridades referente ao salário da classe é tão humilhante quanto a total falta de respeito dos alunos aos mestres.

Que Deus proteja a Professora/Professor do século 21!




"Respeitar o próximo é aprendizado que começa no berço, com os anos se aprimora" 

Jane Leal

6 comentários:

  1. Esse teu post me trouxe tantas lembranças de quando eu tinha 7,8,9, 10 anos no meu tempo da escola! quantas lembranças! tanto boas como más!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Engraçado, essas lembranças continuam vívidas na minha mente apesar dos anos!
      Não esqueci dos nomes das professoras, dos detalhes bons e dos ruins tb.
      Se eu fosse contar tudo, nossa, dariam vários posts!

      Bjksss

      Excluir
  2. Boas recordações escolares, você teve!
    Você não colava, colava?
    Nossa, verme da sociedade!!!!
    e Dona Henriete caçando borboletinhas! você foi uma felizarda em poder sair da sala de aula!
    Gostei muito de suas lembranças, nesse dia de homenagem aos mestres!
    Concordo com você, hoje em dia é violento para dar aula e há um descaso total com salários dos professores.
    beijos
    Zizi

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Professora Zizi,

      Confesso a você, eu COLAVA EM ALGUMAS PROVAS e NUNCA fui pega!
      Poucas vezes colei, porque sempre memorizei bem Ciências Humanas, já que meu problema era com Ciêencias Exatas.
      Português nunca foi o meu forte por pura preguiça.
      Pode me dar um cascudo, viu?
      Mas eu ADORAVA Redação, aliás ADORO!!! Por isso o meu gosto por escrever até hoje.
      Então, eu fazia o seguinte...
      Durante a prova de Redação, eu terminava a minha rapidinho e fazia as provas das amigas.
      Naquela época a gente usava aquela folhinha com dois buracos, para arquivar na pasta, lembra?
      A professora distribuía na sala de aula, mas eu
      levava algumas folhas em branco de minha casa, e durante a prova colocava debaixo da minha.
      Terminada a minha redação, eu fazia das amigas e
      depois de prontas, repassava a elas.
      Talvez por conta da minha carinha de anjo, naquela época, as professoras não desconfiavam...hehehe
      Obrigada! Sou grata aos mestres que tive! Época boa, viu?

      Parabéns para você também, amiga!

      Bjksss

      Excluir
  3. I'm sure if your teachers were reading this, they would be so pleased of how you honored them. This is my profession as well. *smile*

    ResponderExcluir
    Respostas


    1. Congratulations Libby! :)
      I think everyone has died ... :(

      Excluir

"Abra teu coração ou eu arrombo a janela"

"Abra teu coração ou eu arrombo a janela"
Chico Buarque