Frase de amigo

"Repaginou o Blog. Repaginou a vida." - Silvio Afonso

quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Decoração turca em Salve Jorge - Parte 01


 

A Mesquita Azul

Assunto: Decoração/Cultura turca

Bom dia gente bonita!

Hoje vou falar um pouco a respeito da Decoração/Cultura turca.

O tema é apropriado por conta da novela SALVE JORGE, de Gloria Perez, exibida na Globo, onde parte das cenas foram feitas em Istambul, Turquia.
Porém, minha admiração por culturas milenares e exóticas vem desde criança, algo que me traz muita satisfação.





Captei algumas imagens, mas aos poucos vou registrando os encantos e as belezas deste lindo país:
















           


                                                                                                                             

                            









Antes de consumir o café acabado de preparar, é aconselhável aguardar cerca de um minuto, para que os grãos se depositem no fundo. Uma vez servido, não se deve mexer o café, para evitar que os grãos se espalhem. Deve-se parar de beber quando se sentem grãos na boca, deixando a borra resultante no fundo da chávena.
O chá também é bastante consumido e faz parte da cultura turca.






Os tapetes turcos (não confundir com os persas) não possuem desenhos de animais ou  figuras humanas, ao contrário dos tapetes indianos. A diferença entre os tapetes turcos e os famosos persas é apenas uma questão de técnica de tecelagem e a utilização dos motivos decorativos. São usados também nas paredes. Os desenhos geométricos são amplamente usados nas estampas.












É um lugar do qual gostaria de conhecer, de fato é parada obrigatória, e pelo que sei de minha pessoa, ficaria um bom tempo entrando e saindo das lojinhas, batendo aquele papão com os comerciantes. 
Acho que tenho um pouco de sangue turco e árabe nas veias, viu? :)




Lembrando que a pechincha, a barganha, sempre é bem vista  no comércio turco.
Eles gostam de clientes que pechincham, sabiam? É um hábito cultural levado a sério. 

Logo abaixo a observação feita por um turista a respeito do Gran Baazar Istanbul, esse local maravilhoso:

  "Originalmente construído em 1455 - pelo sultão Mehmet II, o Conquistador - tem cerca de 4.000 pequenas galerias organizadas em forma de anel como pequenos diamantes. 
O lugar tem uma atmosfera mágica, e está cheia de produtos requintados.
Lá eu conheci as pessoas mais qualificadas em vendas que já vi em minha vida. Eles têm segundos para chamar a atenção enquanto caminhamos pela loja. Eles usam uma técnica simples: *primeiro fazem uma conexão, e depois contam a sua história .* São rápidos na deteção de nossa origem e rapidamente construem uma história relacionada à nossa pátria (no meu caso, Brasil). 
Eles se aproximam rapidamente e construem empatia. Em seguida, suavemente eles passam a oferecer seus produtos e a venda se torna sutil. Esta técnica tem sido praticada por séculos e se baseia na interação com as pessoas..."


Legal, né? Por isso é que o  turco é  considerado um ótimo comerciante há milhares de anos!









Por enquanto é só, pois há muuuita coisa bonita e interessante a respeito do povo turco!



7 comentários:

  1. Amei o jogo de pratos ,amo borboletas ,beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Aninha!

      Eu tb amei os pratos! E como você tb amo borboletas!
      Qualquer dia posto o jogo de pratos com borboletas que tenho aqui.

      Bjksss

      Excluir
  2. Quem me dera poder viajar e conhecer esse lugares! é tudo muito colorido, chamativo, bonito!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bonita,

      A esperança é a última que morre! Quando você se aposentar terá tempo para viajar com seu marido!
      Hoje tudo é facilitado, diferente de antigamente.
      Minha prima assim que aposentou, decidiu percorrer o mundo.
      Conheceu todo o Brasil, depois boa parte dos EUA, Europa, foi para China, Japão, Egito, e morreu em Istambul, na volta de um passeio, um dia antes de conhecer a Grécia. (Que coisa, hein?)
      Morreu feliz, acredito! Por isso não vamos desistir de nossos sonhos, amiga! Enquanto estamos vivas, temos a chance de realizá-los!
      Sim, adoro tb tudo isso! As cores, os desenhos e tudo mais de belo que a Turquia tem para nos mostrar.

      Bjksss

      Excluir
  3. Oh, I love the designs and colors in the Turkish designs. Guess what? At this very moment my aunt and uncle are on a Mediterranean cruise. One of the places they will visit is Istanbul! Had I known what beauty lie there, I would have asked them to bring me even a piece of fabric.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Me too! I love exotics cultures!
      Oh, How wonderful! I would also like to know Istanbul, a beautiful place full of history.
      My cousin loved to travel around the world, and died in Istanbul, in the back of a ride.
      I got two gifts from a friend coming from Istanbul:
      door currency (This is how that you write?) and a necklace with Greek eye.
      I will post in the next time, ok?

      Excluir

"Abra teu coração ou eu arrombo a janela"

"Abra teu coração ou eu arrombo a janela"
Chico Buarque