Frase de amigo

"Repaginou o Blog. Repaginou a vida." - Silvio Afonso

sábado, 21 de abril de 2012

Mundinho complicado! - Parte 02




Concerto para Piano No. 21 - Andante




Se desejar ouvir essa linda composição, criada por um dos gênios da música erudita, Mozart, enquanto lê o texto abaixo, fique à vontade!

Pessoalmente gosto de ouvir música enquanto leio ou escrevo.


Ainda mais, se for algo belo!







Inveja

"Há pessoas que se colocam como urubus sempre alertas ao menor sinal. Basta alguém se destacar em alguma área, por mais ínfima que seja e lá estará o invejoso..."


"É a inveja a primeira a descobrir todos os méritos."   

                                                   Emanuel Wertheimer 


"Só haveria algo positivo na inveja, se pudéssemos reproduzir  fielmente o modelo de vida de alguém realmente criativo." 

                                                Antonio Carlos, psicólogo


Segundo o Dicionário Aurélio, a Inveja é o desgosto ou pesar pelo bem ou felicidade de outrem. Desejo violento de possuir o bem alheio. Bens que se limitam a tudo, até a uma simples alegria.

A Inveja é um sentimento que expressa um comportamento associado ao ato de dissimular, fingir, falsear e mentir. 
É um sentimento carregado de negatividade e destrutividade. 
Podemos tolerar o bom e o mau, a mentira e a verdade, o amargor e a doçura, a deslealdade e a lealdade, mas, em relação à Inveja não encontramos correspondente para atenuar suas falhas.
A aversão é milenar e, portanto, precisa ser camuflada, escondida. 
O invejoso nunca pode mostrar verdadeiramente os seus sentimentos, pois: 

"A inveja não merece perdão".

Se bem que em certos casos a Inveja é tão clara quanto a luz.

Melanie Klein, em seu livro - “Inveja e Gratidão” - classifica a Inveja como um sentimento raivoso. O estado de quem inveja é extremamente doloroso. 
Aquele que inveja vive um eterno sofrimento para conseguir enfrentá-la, já que seu rosto se contrai, muitas vezes se ruboriza de raiva, suas mãos transpiram e, dificilmente, consegue esconder seus sentimentos. 
A Inveja é um sentimento endêmico que surge na vida a partir de situações de frustrações e comparações.

O mecanismo básico responsável pelos sentimentos do invejoso é a comparação; o sucesso/talento de alguém passa a ser sentido para o invejoso como ofensa pessoal, pois, o comportamento exteriorizado é o da competição. Competição interna, consigo mesmo, no seu inconsciente. Isso gera infelicidade e tristeza que o invejoso não pode admitir. Ele precisa sempre tirar o brilho do outro. 

A Inveja tem uma grande máscara que é o despeito. 
Para que se estabeleça a Inveja é necessário que ocorram duas situações: não se tolerar o sucesso do outro e sentir-se um enorme prazer pela mágoa do outro. 

Na Inveja o alvo é o outro, mesmo que sua situação financeira e posição social sejam inferiores. Passam a ser prisioneiros da vida do outro. Sonham com sua destruição. Destruição que os dá um prazer enorme. A destruição do outro passa a ser a fonte de seu prazer.

O invejoso geralmente apresenta-se diante das situações com ar de sarcasmo e ironia, mas na realidade se consome e se remoe por dentro. Esse comportamento o leva a exaustão. 
Na realidade, o invejoso sente um vazio interno muito grande..."

Chuster, A. e Trachtenberg, R. (2009). As sete invejas capitais: uma leitura psicanalítica contemporânea sobre a complexidade do mal. Porto Alegre: Artmed.
Feldman, E. e De Paola, H. (1998). Uma investigação sobre o conceito psicanalítico de inveja. Rev. Bras.Psicanál., São Paulo, 32(2), 223-249.
Houaiss, A. e Villar, M. S. (2001). Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa. Rio de Janeiro: Objetiva.


                                      "A inveja é a falta de fé em si mesmo" 

                                                        Ditado Árabe

2 comentários:

  1. A copiona é uma coitada que acredita em suas próprias mentiras, pessoa sem vida própria e sem vergonha na cara ;)

    ResponderExcluir
  2. Verdade!

    Tudo nela é fake, produto de suas mentiras e cópias mal feitas, vale ressaltar. O pior é que é descarada. Impossível ninguém ter notado que é uma invejosa de marca maior. Uma pobre coitada.

    ResponderExcluir

"Abra teu coração ou eu arrombo a janela"

"Abra teu coração ou eu arrombo a janela"
Chico Buarque